quarta-feira, 9 de março de 2011

Perdendo a beleza da desarmonia

A percepção de outras culturas avançadas pelo surrealismo e as várias ramificações podem ser separados em uma visão estetizada, romântico e altamente idealizada por um lado, e um anti-idealista, a noção materialista transgressivo, por outro - que condições Krauss um 'soft' e um primitivismo 'hard', respectivamente (Krauss, 1984). Embora a maneira pela qual os surrealistas usado artefatos e idéias primitivas pode ser visto como subversivo em suas intenções, o trabalho dos dois dissidentes, Leiris e Bataille, tome esse radicalismo um passo a mais por estarem em uma percepção mais rigorosamente informado do não -cultura ocidental. Se a escrita Leiris pode ser visto como uma subversão da teoria antropológica tradicional, o trabalho de Bataille subverte todos os métodos de análise sociológica. Os dois podem ser caracterizadas por uma reflexividade essencial - pela recusa de se limitar o estudo da antropologia à cultura não-ocidental ou exóticos: ao invés ambos 'etnográfico' suas próprias realidades culturais. Ao fazer isso, qualquer distinção entre a sociologia (como o estudo das sociedades industrializadas) e da antropologia (como o estudo das sociedades não-ocidentais) se dissolve.
George Grie, Outubro de 1998

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