Contos de sereias são quase universais. As primeiras histórias de sereias conhecido apareceu na Assíria, ca. 1000 aC. Atargatis, a mãe da rainha assíria Semiramis, era uma deusa que adoravam um pastor mortal e no processo de matá-lo. Envergonhada, ela pulou em um lago para tomar a forma de um peixe, mas as águas não esconder sua natureza divina. Posteriormente, ela tomou a forma de uma sereia - humanos acima da cintura, peixe abaixo - ainda que as primeiras representações de Atargatis mostrou-lhe como sendo um peixe com cabeça humana e pernas, semelhante ao babilônico Ea.
Sereias são uma das criaturas mais famosas da cultura popular, e são pintadas com regularidade na literatura e no cinema. Isto é provavelmente devido à influência dos contos de fadas de Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia (1836), que foi traduzido para muitas línguas. retrato de Andersen, imortalizada com uma escultura de bronze famosa no porto de Copenhaga, foi sem dúvida tornar-se o padrão e tem influenciado mais modernas representações ocidentais de sereias desde que foi publicado. A história foi contada em outros filmes e programas de televisão, e regularmente representada em colecções de contos de fadas. Foi adaptada para diversos meios de comunicação, o mais famoso dos quais é o filme da Disney de 1989 do mesmo nome.
Síndrome da Sereia - sirenomelia
Sirenomelia seqüência [Sereia Syndrom] é uma doença muito rara anomalia estrutural congênita, caracterizada por um desenvolvimento anormal da região caudal do corpo com diferentes graus de fusão das extremidades inferiores e tem semelhança com a sereia da mitologia grega. Esta condição é encontrada em aproximadamente um em cada 100.000 nascidos vivos (cerca de tão raros como os gêmeos univitelinos) e é geralmente fatal dentro de um ou dois dias de nascimento por causa de complicações relacionadas com a anormalidade. A etiologia precisa sirenomelia não é bem compreendida. Muitas teorias têm sido propostas, mas nenhuma delas é considerada conclusiva. Tem sido relatado para ocorrer como resultado do uso de agentes teratogênicos.diabetes mellitus materno, a predisposição genética e hipoperfusão vascular têm sido propostos como possíveis fatores causais.
George Grie, Setembro de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário