O Código Da Vinci é um romance de mistério / detetive pelo autor americano Dan Brown, publicado em 2003 pela Doubleday. O romance é baseado na premissa controversa que existe uma conspiração dentro da Igreja Católica para encobrir a verdadeira história de Jesus. A novela ajudou a gerar interesse popular na especulação sobre a lenda do Santo Graal e do papel de Maria Madalena na história do cristianismo. De acordo com a premissa do romance, o Vaticano sabe que está vivendo uma mentira, mas continua a fazê-lo para se manter no poder. Os segredos do Graal são conectados, de acordo com o romance, a obra de Da Vinci Leonardo.
A Mona Lisa é a pintura mais famosa na história da arte e continua a inspirar a reprodução, a paródia, a teoria científica, e muito mais. No período de 2003-2006 comemoramos o aniversário de 500 anos da pintura que agora tem o seu próprio quarto no Louve. A pintura ganhou status de celebridade e está sempre a aparecer como tema de reportagens em todo o mundo.
Quem era ela?
Ela acredita-se ser Lisa Gherardini, nascida terça-feira, (o único dia do Louvre está fechado), 15 jun 1479. Ela se casou com Francesco di Bartolomeo di Zanobi del Giocondo, um rico comerciante florentino, quando ela tinha 16 anos. Na hora da pintura, ela tinha 24 anos e tinha dois filhos.
Que outros nomes que ela passa?
Monna Lisa foi seu título original. Monna é uma contração de Madonna, Donna Mia (Senhora ou My Lady). Tornou-se Mona Lisa, em Inglês, devido a um erro de ortografia. Ela é La Joconde em francês, La Gioconda, em italiano, "o carrossel um", referindo-se a sorrir, mas também, possivelmente, uma brincadeira com o nome dela, Lisa Gherardini del Giocondo.
George Grie, agosto de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário